Queda de Cabelo E As Fases do Crescimento do Cabelo

Queda de Cabelo E As Fases do Crescimento do Cabelo

13 Setembro, 2012  |  Queda de Cabelo

Aprenda a Relação Entre a Queda de Cabelo e as Fases de Crescimento Capilar

Para que se compreenda a queda de cabelo é importante, que antes de tudo mais, conheça as fases de crescimento do cabelo.

 O crescimento do cabelo respeita três fases distintas, onde a queda de cabelo é um processo natural e integrante.

 Cada adulto tem, em média, uma queda de cabelo de 40 a 100 fios por dia. Se você tem uma queda de cabelo dentro destes parâmetros não tem razões para se preocupar, deve apenas continuar a fazer uma boa higiene e hidratação, manter uma alimentação equilibrada e evitar expor o seu cabelo a agentes agressivos, como o calor (secador, alisadores ou mesmo ao sol) e escovagens agressivas, para evitar problemas futuros. Cortar o cabelo a cada três meses também é muito importante.

 Quando você nasce já tem todos os seus folículos capilares implementados. O folículo capilar é uma bolsa tubular localizado na hipoderme, onde a raiz do fio de cabelo se irá aloja. Depois do seu nascimento não é possível desenvolver mais foliculosos capilares.

 Nem todos os folículos capilares respeitam o mesmo ritmo de crescimento, se assim fosse você ficaria sem cabelo algum de x em x anos, tal como poderá perceber mais à frente com a explicação das fases de crescimento do cabelo.

 A primeira fase do crescimento do cabelo chama-se de Anagênese, esta é a fase em que o cabelo cresce efetivamente. A velocidade média de crescimento de cada fio de cabelo é de 1/3 mm por dia, e a duração desta fase varia de pessoa para pessoa, pudendo durar entre dois a seis anos. A grande maioria dos seus fios de cabelo estão nesta fase (84%), pelo que o ritmo de crescimento de cabelo deve ser sempre superior ao ritmo de queda de cabelo.

 De seguida os fios de cabelo entram na fase catagênese, esta é uma fase de transição, na qual os fios de cabelo param de crescer. Esta fase dura cerca de duas a três semanas, e cerca de 15% do seu cabelo encontra-se nesta fase.

 Por último, a fase da telogénese, esta é aquela fase que normalmente se associa à verdadeira queda de cabelo, no entanto apenas cerca de 1% do seu cabelo chega a esta fase, pois durante a fase da catagênese já se verifica alguma queda de cabelo, devido ao facto dos fios de cabelo pararem de crescer e, naturalmente, enfraquecerem.

 Esta fase pode durar entre cinco a seis semanas, e termina quando se forma outro fio de cabelo no folículo capilar em causa, iniciando um novo ciclo com a fase anagênese.

 A queda de cabelo natural que se verifica tanto na fase da catagênese como na fase da telogénese, é aquele tipo de queda de cabelo que ocorre quando você escova ou lava o cabelo.

 Estas são as três fases de crescimento do cabelo, desta forma você consegue perceber que a queda de cabelo é um processo natural e necessários para que novos fios de cabelo cresçam e haja uma renovação destes.

 Existem diversos factores que podem influenciar negativamente o ciclo normal do crescimento do cabelo, tais como problemas hormonais, de stress, medicação, uma má nutrição, expor o cabelo a tratamentos agressivos, e até mesmo a hereditariedade.

 Agora que já conhece as fases de crescimento do cabelo, e já sabe que é perfeitamente natural e saudável perder cerca de 40 a 100 fios de cabelo por dia, já pode fazer uma avaliação da sua queda de cabelo. Se estiver dentro destes valores está tudo normal.

 Se você tiver uma queda de cabelo superior aos 100 fios de cabelo por dia, isso significa que precisa de fazer um tratamento para travar a queda de cabelo e estimular o crescimento de cabelo novo o quantos antes. Se este for o seu caso, não deixe passar mais tempo sem tomar medidas, quanto mais tarde agir mais difícil e demorado será o tratamento.


Ajude a partilhar este conhecimento. Partilhe!


Leave a Reply