Vitaminas Para o Cabelo E A Queda de Cabelo

Vitaminas Para o Cabelo E A Queda de Cabelo

10 Setembro, 2012  |  Vitaminas Para o Cabelo

Está a ingerir vitaminas para o cabelo suficientes, na sua alimentação?

Uma das causas conhecidas para a queda do cabelo é a má nutrição, desta forma é muito importante que siga uma dieta alimentar variada e que ingira o máximo de vitaminas para o cabelo possíveis.

 Para facilitar-lhe a vida vamos, com este artigo, enumerar aquelas que são as principais vitaminas para o cabelo e apresentar os alimentos que têm maiores quantidades destas vitaminas.

 Quando você tem uma má nutrição todo o corpo se ressente e o seu cabelo não é uma exceção. Este fica seco, sem brilho e quebradiço, podendo assim começar ou acentuar uma queda de cabelo precoce.

 Os especialistas têm investigado, ao longo de anos, quais são realmente as vitaminas para o cabelo que fazem a diferença neste processo.

 As conclusões são unânimes, os nutrientes mais importantes para o seu cabelo são as vitaminas do complexo B, betacaroteno (pró-vitamina A), zinco, ferro e cisteína (rica em enxofre).

 Vamos então explicar o papel de cada um destes nutrientes no seu cabelo e as principais fontes de alimentos destes nutrientes, para assim o ajudar a sabe mais sobre as vitaminas para o cabelo. E mais importante, colocar este conhecimento em prática. Você não deve conhecer apenas as principais vitaminas para o cabelo, mas também as deve consumir na sua alimentação diária e, se for necessário realizar uma suplementação adequada, para garantir que o seu organismo recebe uma quantidade razoável desta substância.

 As vitaminas no complexo B dividem-se em 8 tipos de vitaminas e são hidrossolúveis (vitaminas solúveis em água, o seu corpo usa a quantidade que precisa e o restante não fica acumulado no seu corpo, sendo eliminado através da urina).

 Das 8 vitaminas do complexo B, as que têm um papel mais importante enquanto vitaminas para o cabelo são a vitamina B5, B6 e a B7.

 A vitamina B5, ou ácido pantotênico, desempenha funções do metabolismo das proteínas, formação de anticorpos e atua contra o stress. As suas principais fontes são o feijão, ervilhas, cogumelos, ovos, gérmen de trigo e salmão.

 A vitamina B6, ou piridoxina, tem como funções o metabolismo dos aminoácidos, a produção de células sanguíneas, o funcionamento do sistema nervoso e a saúde da sua pele e cabelo. As suas principais fontes são o leite, arroz integral, aveia, cereais integrais e a batata.

A vitamina B7, ou biotina, tem como funções o metabolismo dos hidratos de carbono e proteínas e participa na formação da pele e cabelo. As suas principais fontes são o figado de frango ou vaca, gema de ovo crua, leite, levedura de cerveja, gérmen de trigo, nozes, amendoins e aveia.

 Em relação aos betacarotenos (pró-vitamina A), são vitaminas para o cabelo que têm uma importante função antioxidante. Esta função antioxidante é muito importante para evitar a produção de radicais livres, o precursor do envelhecimento precoce das células, se você conseguir reduzir a produção dos radicais livres, conseguirá pele e cabelo mais bonito por muito mais tempo. Para além de ajudar a evitar um envelhecimento precoce, estes também se têm revelado bastante eficazes na prevenção de certos tipos de cancros. Por isso você só tem a ganhar com a ingestão frequente de betacarotenos (mas não abuse, tudo o que é em excesso é negativo). As suas principais fontes são as frutas alaranjadas, vegetais de folhas verdes escuras, abóbora, cenoura, gema de ovo, melão, feijão, entre outros.

 O zinco é um mineral essencial, isto é, o corpo não tem capacidade de o produzir, por isso é necessário que este seja ingerido através dos alimentos. A sua função principal é a estimulação do sistema imunitário e ajuda a manter os cabelos fortes. As suas principais fontes são as carnes e os frutos do mar.

 O ferro é de extrema importância para a sua saúde em geral e para a saúde do seu cabelo, por é um constituinte da hemoglobina (sangue). As suas principais fontes são a carne de bovino, feijão, atum, entre outros.

 A cistina é um aminoácido natural que é de extrema importância para a formação da pele e do cabelo. As suas principais fontes são as carnes.

 Agora você já sabe quais as principais vitaminas para o cabelo e em que alimentos as encontrar. Agora é só fazer uns ajustes na sua alimentação e esperar que os resultados apareçam.


Ajude a partilhar este conhecimento. Partilhe!


Leave a Reply